Já ouviu falar de call center via WhatsApp?

Com o crescente aumento no uso do WhatsApp no Brasil, várias empresas começaram a pensar em diferentes formas de usar esse aplicativo de mensagens para suas rotinas de atendimento e comunicação com os clientes. Mas, será que vale realmente a pena utilizar?

Atualmente o mensageiro conta com duas versões para micro empreendedores e grandes empresas, que busca melhorar a experiencia da empresas e usuários em suas comunicações. Tanto no atendimento comercial como no SAC. Auxiliando assim as empresas a manterem um canal oficial com seus clientes na plataforma.

Os grandes diferenciais do aplicativo são a facilidade de comunicação e a economia gerada pelo seu uso. Abaixo vamos listar algumas das aplicações do call center via WhatsApp, os principais benefícios para sua empresa quando bem utilizado e o programa de call center que pode transformar a comunicação da sua empresa.

Aplicações do call center via WhatsApp

Separamos 3 aplicações práticas que ocorrem com o aplicativo para te ajudar a compreender como a utilização do WhatsApp pode ser uma excelente saída quando pensamos em call center na era digital. Veja abaixo:

  1. Múltiplos atendentes com um único número

O WhatsApp que servirá como base para a realização do call center da sua empresa, poderá permitir que vários atendentes interajam com seus clientes através de apenas um único número de WhatsApp.

Sendo assim, esse se torna um excelente aliado no desempenho da empresa, principalmente quando levamos em conta as áreas do atendimento ao cliente e vendas, que pode otimizar cada vez mais os serviços prestados. Isso porque, a partir da análise desse conteúdo, pode se encontrar pontos de melhoria, crescendo a satisfação do cliente com o serviço prestado nos próximos atendimentos, aumentando a chance de crescimento e lucratividade da empresa.

  •  BOT de atendimento

Com a inteligência artificial é possível realizar o atendimento automático dos seus clientes para algumas atividades ou quando não se tem nenhuma pessoa disponível. O BOT oferece várias opções para o direcionamento dos clientes e consegue resolver múltiplas situações de forma autônoma e até mesmo de identificação do cliente.

Dessa forma, quando a mensagem chega até um atendente humano, esse já tem informações para otimizar o atendimento, aumentando a produtividade do seu trabalho. Esse ponto é de grande importância na busca pelo aumento da satisfação dos clientes e também pode ser aplicado ao atendimento online por uma central de atendimento via WhatsApp.

  • Possibilidade de integração com outras tecnologias e programas

Para facilitar ainda mais o atendimento via WhatsApp como call center, também existe a possibilidade de conectar esse sistema a outros programas que potencializam o seu funcionamento e praticidade para as empresas. Um exemplo de integração é com um sistema ERP, que acaba contribuindo como a gestão de todas as informações do negócio. Isso porque, seria possível, que um cliente solicite um boleto de pagamento e receba, de forma automática, o arquivo em PDF do pedido referido por exemplo.

Benefícios do call center via WhatsApp

Listamos abaixo alguns benefícios que o call center através do WhatsApp consegue proporcionar para as empresas que adotarem esse modelo de comunicação.

Diversos formatos de mensagem podem ser usados 

Utilizar o WhatsApp como call center proporciona a possibilidade de que seja usado diferentes formatos de mensagem para interagir com os clientes. Ou seja, podem ser utilizados vídeos, fotos, áudios e, é claro, mensagens de texto. Versatilidade que agrega valor à sua empresa.

Número expressivo de usuários no Brasil 

Segundo dados do próprio WhatsApp em 2019, 120 milhões de usuários usam a plataforma de mensagem todos os meses no Brasil, o que representa que 76% de usuários móveis no Brasil usam o aplicativo com frequência. Isso deixa claro que a probabilidade de os seus clientes usarem o WhatsApp é alta, gerando uma alta demanda também.

Maior proximidade com os clientes 

Tratar com os clientes diretamente pelo WhatsApp cria a facilidade de contato pelo fato do aplicativo, como os dispositivos móveis, serem muito utilizados. Assim, se facilita a resolução de problemas e se cria uma comunicação mais positiva. Além disso, é gerado um certo tom de informalidade que pode aproximar ainda mais o cliente.

Call Center via WhatsApp de última geração

Para conseguir potencializar ainda mais a utilização do call center via WhatsApp é fundamental contar com um sistema de contact center eficiente que possibilite o gerenciamento da comunicação da sua empresa por essa plataforma.

Na Wonit, comercializamos o sistema ideal na modalidade SaaS (Software as a Service), onde a empresa contratante só precisa fornecer o número de WhatsApp a ser utilizado.

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