Case – Hospital Santo Antônio Blumenau

Controle de Acesso Hospital Santo Antônio

O Desafio

O Hospital Santo Antônio de Blumenau, inaugurado em 22 de agosto de 1860, possui sua trajetória marcada pelo idealismo de buscar a perfeição nos serviços prestados a comunidade.

Para o cumprimento deste objetivo, a atualização tecnológica constante, seja no atendimento presencial, por voz, por dados e na realização de exames, é de extrema importância e se torna um constante desafio, uma vez que o hospital conta com uma estrutura muito grande, em plena expansão e composta por padrões de construção antigos que não podem ser readequados de maneira simples para passagem de tubulações e cabeamentos.

A Solução

O complexo Hospitalar Santo Antônio é composto por dois prédios separados, interligados por uma passarela que conecta as unidades, servindo de passagem elevada para médicos e pacientes, bem como provendo a interconexão de voz e dados entre as unidades. Estas unidades possuem a administração de rede, voz e controle de acesso centralizadas no prédio principal. Após análise de viabilidade, necessidades atuais e previsão de ampliação dos sistemas, a Wonit sugeriu a implantação de um OpenScape Business X8, equipado com ramais IP para atender as futuras ampliações de ramais e mantendo o legado de telefonia analógica atual para atender as necessidades de voz do cliente. Em paralelo, com a ampliação e inauguração do novo setor do hospital, foi sugerido a ampliação e melhoria do sistema de controle de acesso.

Dimensionando as necessidades atuais e de ampliação do cliente, foi sugerida a implantação de um sistema de controle de acessos uTech com leitores modernos e robustos para as áreas externas, software de gerenciamento próprio, possibilitando interligações com o sistema de telefonia e de monitoramento de câmeras.

Os Benefícios

Com a atualização do sistema de telefonia e início de uso de ramais IP, o hospital deixou de ter problemas com ampliação de ramais em setores com dificuldades estruturais para passagem de novos cabeamentos e teve um ganho significativo na agilidade em atender estas novas demandas de voz. Foi implantado um sistema de URA de atendimento que filtra as chamadas e as encaminha direto aos setores, tornando mais confortável e ágil o atendimento à pacientes e fornecedores.

O controle de acesso instalado no local, faz todo o gerenciamento de acordo com níveis de acesso pré-programados, liberando setores e portas específicas por níveis hierárquicos que podem ser definidos com base em horários. Desta forma, temos uma maior agilidade e segurança, visto que acessos a áreas controladas como farmácia e UTIs ficam com acesso restrito aos colaboradores capacitados para cada uma delas e fornece maior comodidade aos visitantes que circulam pelo hospital.

O gerenciamento da solução de controle de acesso é feito pela equipe da Wonit de maneira remota, agilizando o cadastramento de regras e correção e problemas que possam acontecer. O cadastro de TAGs para acesso, vínculo com colaboradores e visitantes e retirada de relatórios para acompanhamento de uso e rastreabilidade é feito pela equipe interna de TI do hospital.

Além do controle eficaz e monitorado, todas as portas e acessos do hospital foram mapeadas e instaladas em caixas individuais, facilitando o controle e manutenção, tornando todo o sistema modular caso seja necessária ampliação ou substituição de módulos.