A transformação digital (DX) é uma das tendências que moldam o mundo corporativo e impulsiona os investimentos que as organizações estão fazendo para modernizar suas infraestruturas e processos de TI. A migração para a TI baseada em serviços é um dos elementos significativos das iniciativas de DX, pois permite que as organizações utilizem a TI com mais eficiência para atingir as metas de negócios, buscar novas oportunidades e aprimorar a experiência do cliente.
Até recentemente, a TI baseada em serviço era amplamente associada a serviços de nuvem pública. No entanto, nos últimos 18 meses, vários fornecedores de sistemas e provedores de serviços em nuvem introduziram uma nova classe de ofertas projetadas para levar a experiência em nuvem às instalações da empresa.
As soluções de infraestrutura como serviço baseada em nuvem dedicada (local) fornecem recursos de computação e / ou armazenamento dedicados a um cliente individual que são implantados nas instalações do cliente e consumidos como um serviço. Este modelo é essencialmente uma versão dedicada de uma oferta de nuvem publicamente disponível, modificada para ser executada no local ou em um ambiente de colocation especialmente certificado, incluindo fora de um ambiente de data center tradicional (borda).
O provedor de serviços em nuvem mantém a propriedade total de todo o hardware e software da infraestrutura subjacente e é totalmente responsável pela entrega, manutenção, atualização e descarte final do ativo quando a assinatura for encerrada.
Em seu relatório publicado recentemente, Dedicated Cloud Infrastructure as a Service, 2019–2025: Market Trends and Outlook (IDC # US48005321), a IDC estima que as receitas recorrentes anuais mundiais (ARR) de ofertas de serviço para computação e armazenamento baseadas em infraestrutura de nuvem dedicada (local) aumentarão de US$ 138 milhões em 2020 para US$ 14 bilhões em 2025 com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 151,8%.
As soluções DCIaaS serão consumidas por clientes corporativos e por provedores de serviços hospedados, que usam infraestrutura para fornecer serviços em nuvem a seus clientes.
“A crescente demanda por consumo de recursos de TI baseado em serviço desencadeou uma ampla mudança dentro da comunidade de fornecedores de sistemas para introduzir uma variedade de ofertas para atender a essa demanda”, disse Natalya Yezhkova, vice-presidente de pesquisa, prática de infraestrutura de TI. “Com as soluções de nuvem como serviço dedicadas, as empresas têm a oportunidade de trazer tudo o que gostam na nuvem pública para suas próprias instalações, ao mesmo tempo que mitigam as restrições e preocupações que têm com a movimentação da infraestrutura para fora das instalações.”