Saiba mais sobre VoIP
VoIP é a alternativa mais popular para os sistemas telefônicos comerciais que utilizam telefones fixos, oferecendo mais recursos ao mesmo tempo em que custa menos do que os tradicionais sistemas de telefonia analógica e as Redes Digitais de Serviços Integrados (RDSI).
Como consequência, o total de usuários de VoIP já passa de 1 bilhão, e esse número tem crescido a cada dia. Essa tecnologia de chamada de voz existe desde meados dos anos 1990 e é usada por quase 40% das empresas em serviços de atendimento e telemarketing, além de muitos dos aplicativos que permitem chamadas telefônicas. Entretanto, poucas pessoas entendem completamente o que é o VoIP e como ele funciona.
O que é o VoIP?
VoIP é o nome de uma tecnologia de comunicação que significa “Voice over Internet Protocol” (“voz sobre protocolo de Internet”, em tradução livre), ou, em outras palavras, são chamadas de voz transmitida através da rede mundial de computadores.
A rede de protocolos de Internet (IP) é suportada por todos os tipos de redes: corporativas, privadas, públicas, por cabo e até redes sem fio. O VoIP é executado em qualquer uma destas redes. Atualmente, no setor corporativo, a opção de rede privada dedicada é o tipo mais popular. Para o trabalhador remoto ou o usuário doméstico, o preferido é a banda larga.
No entanto, você pode estar se perguntando como essa rede de comunicação pela internet afeta o seu telefone real. Essa é a parte mais interessante: você pode acessar sua conta na rede VoIP usando um telefone fixo, um telefone IP sem fio (semelhante a um telefone celular) ou, até mesmo, um teclado de discagem virtual no seu notebook ou computador de mesa. VoIP pode ser totalmente portátil!
Como você pode imaginar, o VoIP é uma tecnologia que apresenta muitas vantagens. Entre elas, podemos citar a flexibilidade e tempos de resposta mais rápidos que se traduzem em maior satisfação do cliente e maior produtividade em toda a organização.
Como o VoIP funciona?
O VoIP funciona como qualquer pacote de dados que você envia pela Internet, como mensagens de WhatsApp ou e-mail, convertendo a comunicação de voz em dados e enviando através de uma rede IP, tornando desnecessária a existência de uma linha telefônica tradicional instalada em sua empresa ou residência, já que você pode fazer chamadas usando sua conexão à Internet.
Um dos principais benefícios de usar um sistema VoIP para suas comunicações é que ele reduz a dependência de empresas provedoras e também diminui o uso de grandes quantidades de aparelhos caros e soluções mirabolantes.
O VoIP possibilita combinar suas comunicações de voz e internet no mesmo serviço. Além de ser mais fácil de usar, instalar e manter do que os serviços de comunicação de voz tradicionais, o que possibilita expandir a rede ou adicionar novos recursos essenciais à medida que as necessidades da sua empresa crescerem.
Como o VoIP é executado em uma rede IP, todos os seus dados podem ser armazenados na nuvem e as configurações são acessíveis por meio de um painel ou aplicativo on-line universal. Esse painel permite que os usuários acessem seus dados (contatos, números de telefone, informações do cliente), definam novas configurações de chamada e adicionem novos números de telefone remotamente.
Com todas as comunicações em um só lugar, não é de admirar que as empresas tenham adotado rapidamente essa nova tecnologia nos últimos anos.
VoIP para empresas
O processo começa a partir de seus dispositivos, como computadores, smartphones, aparelhos de telefone fixo IP, entre outros. Esses dispositivos habilitados para utilizar protocolos específicos são usados para fazer chamadas pela rede VoIP. A partir desse ponto, seu sistema VoIP pode se conectar a dispositivos que também estejam habilitados para esses protocolos.
Antes, porém, ele precisa viajar pelo roteador conectado à sua rede LAN comercial, e esse é um equipamento que desempenha um papel fundamental no modo como você recebe e faz chamadas.
Um sistema telefônico analógico funciona com o seu telefone sendo conectado a uma linha de transmissão de cobre — também conhecida como “o fio do poste” — e viaja através de um servidor localizado provavelmente em seu escritório.
O VoIP é diferente dos telefones fixos porque não usa linhas telefônicas. Em vez disso, ele usa a internet que se conecta através de um roteador VoIP ou diretamente através do seu dispositivo conectado à internet. Nos sistemas VoIP mais populares, quase todo o processo acontece na nuvem e isso quer dizer que a sua empresa não precisa construir uma rede interna ou montar um servidor.
O roteador pode se conectar a qualquer solução de Internet que você possua, acessando a rede IP fornecida pelo seu provedor de serviços de Internet. A partir daí a sua solução VoIP pode começar a acessar qualquer número de telefone e se comunicar livremente.
A característica mais surpreendente sobre como o VoIP funciona é a flexibilidade que você tem para usar praticamente qualquer dispositivo que desejar. Quer esteja usando um softphone — software que permite transformar tablets, computadores e dispositivos móveis em um telefone VoIP em seu computador — ou encaminhando suas chamadas para o celular por meio de um painel ou aplicativo on-line, você pode acessar sua linha telefônica de qualquer dispositivo em qualquer lugar do mundo.
A capacidade do VoIP de fornecer aos usuários acesso remoto à sua linha fixa de casa ou do escritório é uma das muitas razões pelas quais muitas pessoas migraram para essa tecnologia. Com tantas empresas funcionando em horários de trabalho não tradicionais ou utilizando o trabalho remoto, esta é a primeira vez que os usuários podem ficar conectados com facilidade à comunicação do escritório a partir de qualquer lugar.
E para implantar isso tudo é só entrar em contato conosco que nosso time de especialistas estão prontos para sanar todas as suas dúvidas e colocar sua empresa nos melhores sistemas VoIP do mercado!